(38) 3221-3222 - 9 8803-9282 (Montes Claros) | (77) 3451-1904 (Guanambi) | (38) 98803-9282 (Januária)

Cirurgia Refrativa a Laser

Contamos com uma estrutura completa e com profissionais altamente capacitados para a realização de cirurgias com a precisão exigida para procedimentos de sucesso.

Cirurgia Refrativa a Laser

Cirurgia Refrativa é o procedimento cirúrgico que faz a correção dos erros refrativos do olho. São eles a Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia. Estes erros refrativos podem ser corrigidos com óculos, lentes de contato ou com a cirurgia refrativa à laser, que, uma vez realizada, deixa a grande maioria dos pacientes independente do uso dos óculos e das lentes de contato. A Cirurgia Refrativa é realizada com a aplicação de laser sobre a córnea, corrigindo o grau que o olho apresentava. O aparelho a laser chama-se Excimer Laser, tem alta precisão e segurança, quando realizado por seu oftalmologista. Em alguns casos, pode-se usar um outro tipo de laser, o laser de Femtosegundo (explicado abaixo, no tópico informações adicionais sobre a técnica Lasik).

Como o laser corrige o grau do olho?

O oftalmologista realiza o exame de refração no paciente e coloca os valores do grau de cada olho no aparelho, que, de acordo com esta programação, o Excimer Laser aplica o laser sobre a córnea, zerando o grau que o olho apresentava.
As Cirurgias Refrativas a Laser começaram a ser desenvolvidas no meio da década de 1980, mas só em 1995 a técnica foi aprovada para aplicação em consultórios pelo FDA (Food And Drug Administration) nos Estados Unidos, e pelo Conselho Federal de Medicina no Brasil.
A Clínica Oftalmológica Luciano Násser realiza a cirurgia refrativa PRK e Lasik com o Excimer laser e, quando necessário, com o Laser de Femtosegundo.
Informações adicionais sobre a técnica de PRK – Photorefractive Keratectomy.
A técnica PRK é realizada com anestesia tópica (só com gotas de colírio anestésico). Após anestesiar o olho, o paciente é deitado na mesa cirúrgica e o cirurgião prepara o olho para receber o laser. A camada mais superficial da córnea é removida com uma escova apropriada e o laser é aplicado na córnea de acordo com a programação que o cirurgião fez. Após a aplicação do laser, é colocada uma lente de contato terapêutica sobre o olho, que funcionará como um curativo durante aproximadamente sete dias. O paciente recebe alta no mesmo dia, sem a necessidade de internação, tendo que usar os colírios prescritos pelo cirurgião. A visão vai sendo recuperada aos poucos e, por volta de 30 dias, a grande maioria dos pacientes está com uma visão bastante satisfatória, sem a necessidade dos óculos. O uso de óculos escuros (fornecido pela Clínica no dia da cirurgia) é de suma importância nos primeiros 15 dias.
Informações adicionais sobre a técnica de LASIK– Laser-Assisted in Situ Keratomileusis.
A técnica LASIK também é realizada com anestesia tópica (só com gotas de colírio anestésico). Esta técnica cirúrgica é realizada em duas etapas, pois se usa dois tipos de laser simultaneamente: na primeira etapa é utilizado o Laser de Femtosegundo para criar um Flap superficial na córnea, como se fosse uma tampa de uma laranja, que será delicadamente levantada e sob a qual será aplicado o outro laser, chamado Excimer Laser, que corrigirá o grau do olho. O Excimer Laser na técnica LASIK faz uma remodelagem da curvatura da córnea, de acordo com a necessidade de cada paciente, com o objetivo de zerar o grau do olho. Após a aplicação do Excimer Laser, o Flap é reposicionado sobre a córnea para ser reintegrado no seu leito original. Na técnica de LASIK como a córnea não foi desepitelizada, a recuperação visual é mais rápida em relação ao PRK e os sintomas que causam desconforto no pós-operatório são mais reduzidos no LASIK. Por outro lado, a técnica LASIK usa mais tecido corneano do que o PRK, sendo que alguns olhos podem não suportar o LASIK mas podem ser elegíveis para o PRK. Somente o seu oftalmologista poderá indicar a técnica mais segura para cada caso. No final da cirurgia, também é colocada uma lente de contato terapêutica sobre o olho, que funcionará como um curativo durante aproximadamente sete dias. Assim como no PRK, o paciente recebe alta no mesmo dia, sem a necessidade de internação, tendo que usar os colírios prescritos pelo cirurgião. A visão é recuperada mais rapidamente, por volta de 07 dias na grande maioria dos pacientes, sem a necessidade dos óculos. O uso de óculos escuros (fornecido pela Clínica no dia da cirurgia) é de suma importância nos primeiros 15 dias.

Observação: Recentemente foi desenvolvido um aparelho que passou a trazer muito mais segurança e previsibilidade nas cirurgias refrativas a laser. Trata-se do Pentacam ou Tomógramo do segmento anterior do olho. Este aparelho mostra, através de índices matemáticos de comprovada validade, se existe risco do grau voltar ou se existe risco do desenvolvimento de ectasias após a cirurgia. A Clínica Oftalmológica Luciano Násser possui este aparelho e realiza este exame em todos os pacientes que se submeterão à cirurgia refrativa a laser.

Para nós da Clínica Oftalmológica Luciano Násser é uma honra ter você como cliente!

Entre em contato conosco (38) 3221-3222 - Montes Claros - MG | (77) 3451-1904 - Guanambi - BA
ou por meio do nosso Whatsapp clicando no link abaixo.


© Todos os Direitos reservados a Clínica Luciano Násser