Montes Claros - MG (38) 3221-3222
Guanambi - BA (77) 3451-1904
Januária - MG (38) 9 8803-9282

Blog - Quais são as opções de tratamento para DMRI?

Quais são as opções de tratamento para DMRI?

Quais são as opções de tratamento para DMRI?

19/02/2024

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a principal causa de perda de visão em pacientes com mais de 50 anos. Ela envolve danos à mácula, região central da retina.
 
Na DMRI exsudativa, o tratamento vai depender da fase da doença.
 
A degeneração macular exsudativa (ou neovascular) resulta, normalmente, em perda de visão severa. No entanto, o médico oftalmologista pode efetuar diferentes tratamentos para impedir a evolução da perda de visão. As terapias descritas abaixo não são uma cura para a degeneração macular. A doença pode progredir mesmo com o tratamento.
 
Injeção de anti angiogénicos
 
Uma opção para retardar a progressão da DMRI neovascular é injetar fármacos no olho (injeção). Na DMRI exsudativa, níveis anormalmente elevados de fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) estão presentes. O VEGF é uma proteína que promove o crescimento de novos vasos sanguíneos anormais. Habitualmente, de modo a que o tratamento tenha sucesso várias injeções são necessárias.
 
Antes de cada injeção, o olho será anestesiado e esterilizado com anti-séticos.
Para reduzir o risco de infeção, podem ser prescritas gotas de antibiótico. Alguns tipos de fármacos anti-VEGF estão disponíveis para tratamento.
 
Estes fármacos variam no preço e no número de vezes que precisam de ser injetados.
 
Terapia fotodinâmica
 
Esta técnica envolve tratamento a laser de áreas selecionadas da retina. Em primeiro lugar, o fármaco chamado verteporfin será injetada numa veia do braço. O fármaco viaja através dos vasos sanguíneos e é absorvido por novos vasos sanguíneos. O oftalmologista coloca, então, um feixe de laser no olho para ativar a droga nos novos vasos sanguíneos anormais, poupando os normais. Uma vez ativado, o fármaco bloqueia os novos vasos sanguíneos, atrasa o seu crescimento, e diminui a taxa de perda de visão. Este procedimento, hoje em dia, é menos comum que as injeções anti-VEGF, sendo frequentemente utilizado em combinação de tipos específicos de degeneração macular exsudativa (ou neovascular).
 
Cirurgia a laser
 
Os oftalmologistas tratam certos casos de degeneração macular exsudativa com laser, embora isso seja menos comum do que os outros tratamentos. Trata-se de fazer laser argon nos vasos sanguíneos anormais para destruí-los. Este laser não é o mesmo que é utilizado na terapia fotodinâmica, que pode ser referido como um laser "frio".