Montes Claros - MG (38) 3221-3222
Guanambi - BA (77) 3451-1904
Januária - MG (38) 9 8803-9282

Blog - Quais os tratamentos para cada tipo de conjuntivite?

Quais os tratamentos para cada tipo de conjuntivite?

27/03/2024

O tratamento dos quadros de conjuntivite vai sempre depender do tipo que for diagnosticado pelo oftalmologista.

Um cuidado básico, recomendado nos três casos, consiste na limpeza das pálpebras com água ou soro fisiológico.

Mas confira abaixo os tratamentos mais comuns para cada tipo.

1. Conjuntivite Viral

Esse tipo específico de conjuntivite costuma durar entre 4 e 7 dias e não costuma exigir um tratamento específico. No entanto, isso não dispensa a ida ao oftalmologista para confirmação do diagnóstico e as devidas orientações.

Geralmente são indicados colírios para a hidratação dos olhos, além da higienização das pálpebras ao longo do dia. As compressas frias e úmidas também costumam ser indicadas nos casos de possíveis desconfortos.

2. Conjuntivite Bacteriana

Nesses casos, o objetivo do tratamento é combater a bactéria causadora da inflamação, sendo geralmente recomendado o uso de antibióticos em forma de colírios ou pomadas.

A duração média do quadro de infecção costuma ser de uma semana.

3. Conjuntivite Alérgica

Nestes casos, medicamentos antialérgicos são usados para prevenir ou combater os quadros de alergia ocular.

Caso você faça uso de lentes de contato, suspenda imediatamente ao menor sinal de irritação nos olhos.

Tenha em mente que as crises alérgicas costumam ser recorrentes, sendo necessário tomar os cuidados básicos para a prevenção. O mesmo valendo para as conjuntivites de origem alérgica.

E os quadros costumam se agravar nos meses mais secos do ano, como no inverno.