Blog - Quais os sintomas da retinopatia diabética e como tratá-la?
Quais os sintomas da retinopatia diabética e como tratá-la?
17/11/2022
De acordo com especialistas, a retinopatia diabética não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Por isso, as pessoas que têm diabetes devem consultar um oftalmologista ao menos uma vez ao ano. Assim, é possível identificá-la a partir de uma análise clínica/oftalmológica mais apurada.
O exame com a pupila dilatada permite que o especialista consiga visualizar se houve alguma alteração no fundo do olho, região onde a retina está localizada.
Conforme a doença avança, alguns sintomas podem surgir, dentre eles podemos destacar os seguintes:
- Pontos ou manchas pretas na visão incomodando o paciente;
- Visão embaçada;
- Alteração ao exame de refração (“grau de óculos”)
- Visão que altera periodicamente, indo de borrada para clara e de clara para borrada;
- Visão noturna prejudicada, devido às manchas escuras que flutuam na visão;
- Perda progressiva da visão periférica.
O tratamento da retinopatia diabética é definido em razão do estágio da doença e, geralmente, tem como objetivo retardar a sua progressão, de modo que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.
Nos estágios iniciais da retinopatia diabética, o tratamento indicado é a monitorização regular com um especialista. É comum que o médico recomende que o paciente mude o seu estilo de vida, buscando com isso controlar os níveis de glicemia no sangue, bem como outros fatores que contribuam para o agravamento da doença.
Nos casos mais graves, como na retinopatia diabética proliferativa ou edema macular, o profissional pode recomendar injeções intra-vítreas (“dentro do olho”), procedimentos com laser ou cirurgia de vitrectomia.
Todos os Direitos Reservados a Clínica Luciano Násser - 2024