Blog - Como a retinopatia diabética é diagnosticada?
Como a retinopatia diabética é diagnosticada?
01/12/2022
O diagnóstico da retinopatia diabética é feito por meio de exames oftalmológicos. O teste de acuidade visual é eficaz para verificar o grau de visão do paciente, mas é possível observar as estruturas oculares de uma forma mais completa, como por meio da fundoscopia e mapeamento da retina, o exame de fundo dos olhos, que possibilita analisar o polo posterior e a periferia da retina.
Outro exame possível é a angiografia fluoresceínica, que detecta os sinais da retinopatia. Por meio desta, capturamos imagens sequenciais para visualizar os vasos sanguíneos e identificar problemas neles. Também podem ser realizada a tomografia de coerência óptica (OCT). Todos permitem observar com detalhes a retina e identificar possíveis alterações nessa estrutura.
Por isso, ressaltamos que é fundamental passar pelas consultas oftalmológicas quando diagnosticado com diabetes. Afinal, esses exames mais detalhados das estruturas oculares facilitam a identificação de alterações, ainda que mínimas, para iniciar o tratamento o quanto antes.
Todos os Direitos Reservados a Clínica Luciano Násser - 2024