Blog - Como a diabetes interfere na catarata?
Como a diabetes interfere na catarata?
07/12/2022
Pessoas com diabetes são duas vezes mais propensas a desenvolver catarata do que outros adultos. Sem contar que, para quem é diabético, a catarata pode aparecer em uma idade mais jovem.
Quais os danos da catarata?
A catarata faz com que sua lente natural do olho (o cristalino) fique turva, levando a uma visão embaçada, amarelada ou menos colorida. Com o tempo, você pode precisar de cirurgia para recuperar sua visão. Além disso, a diabetes aumenta os riscos de inchaço na retina, também conhecido como edema macular, o qual pode surgir após a cirurgia de catarata. Isto é especialmente verdadeiro se você tiver retinopatia diabética.
De qualquer forma, seu oftalmologista pode desejar que você seja examinado por um especialista em retina antes da cirurgia de catarata e receba um pré-tratamento, se necessário.
Quais os tratamentos disponíveis para catarata?
- Laser na retina
- Injeções intraoculares de corticoides
- Anti-angiogênicos (ou anti-VEGF) para controlar a inflamação na retina.
Além dessas terapias, também há a cirurgia de catarata, onde o cristalino é removido e substituído por uma lente artificial transparente, também chamada de lente intraocular (LIO).
Embora as LIOs tenham opções diferentes, suas escolhas podem ser mais limitadas se você tiver diabetes.
Por exemplo, se você tem retinopatia diabética, as LIOs multifocais, que permitem a visão para longe e perto sem uso de óculos, podem não ser a melhor opção porque podem reduzir a percepção do contraste de cores ou a nitidez da visão.
Agende sua consulta conosco!
Todos os Direitos Reservados a Clínica Luciano Násser - 2024