(38) 3221-3222 - 9 8803-9282 (Montes Claros) | (77) 3451-1904 (Guanambi) | (38) 98803-9282 (Januária)

Cirurgia de Catarara

Cirurgia de Catarara

O olho humano possui uma lente interna chamada Cristalino. Catarata é uma doença na qual ocorre a opacificação desta lente interna causando embaçamento visual. Catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo.

Quais as causas da Catarata?

A Catarata pode ser causada por muitos fatores. As principais causas são:
Idade: principalmente após os 50 anos.
Catarata congênita: a criança nasce com catarata, decorrente de infecções intra-uterinas ou problemas durante a formação globo ocular
Trauma ocular: traumas de qualquer natureza podem causas o surgimento de catarata
Catarata secundária a doenças sistêmicas: Diabetes e Reumatismos
Catarata secundária a medicamentos: Usuários de corticosteróides por longos períodos.

Quais os Sintomas da Catarata?

Os sintomas mais comuns da Catarata são imagens embaçadas ou borradas, ofuscamento de luzes à noite e diminuição na sensibilidade para identificar cores. No início da formação da catarata pode ocorrer uma melhora visual para perto. Além do embaçamento visual, costuma ocorrer também aumento progressivo do grau dos óculos e mudança da cor da pupila (menina dos olhos) que, de negra, passa a ficar acinzentada ou amarelada e, nos casos mais avançados chega a ficar branca.

Qual o Tratamento Indicado?

O único tratamento disponível até o momento é a cirurgia. A técnica mais avançada para a correção da catarata chama-se FACOEMULSIFICAÇÃO, na qual, um aparelho aplica ondas ultrassônicas no cristalino opacificado e este é aspirado ao mesmo tempo. Pode-se usar o laser como parte da cirurgia também, mas o uso do facoemulsificador é imprescindível. Após a retirada da catarata implanta-se uma lente intra-ocular dobrável que corrige não só o grau deixado pela remoção da catarata como também todo o grau do olho, trazendo uma independência total ou quase total dos óculos. A cirurgia é realizada com anestesia tópica, isto é, com instilações de gotas de um colírio anestésico no olho e não é dado ponto. O repouso recomendado é de 15 dias, não podendo fazer esforço físico exagerado nem carregar peso neste período. Assistir televisão, alimentação normal e caminhadas leves são permitidos após a cirurgia.

Lentes Intraoculares usadas na Cirurgia de Catarata

Atualmente existe uma grande variedade de lentes que pode ser implantadas no olho durante a cirurgia da catarata. Na Clínica Oftalmológica Luciano Násser optamos por implantar lentes importadas com capacidade de resolver todas as necessidades refracionais do olho. Lentes que corrigem o astigmatismo e que são multifocais, isto é, tentam devolver a visão mais perfeita possível, para longe e para perto, sem a necessidade do uso de óculos após a cirurgia.

Os médicos da Clínica Oftalmológica Luciano Nasser sentem-se honrados em ter você como cliente!

Entre em contato conosco (38) 3221-3222 - Montes Claros - MG | (77) 3451-1904 - Guanambi - BA
ou por meio do nosso Whatsapp clicando no link abaixo.


© Todos os Direitos reservados a Clínica Luciano Násser